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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROJETO:NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

JUSTIFICATIVA:
Produzir bons leitores é o grande desafio atual da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade.
Esse resultado insastifatório do domínio da leitura pelos alunos se deve muito a concepção predominante de nossas escolas nos dias atuais, pois a maneira como o educador compreende o ato de ler, determina o ato de ensinar,ou seja, sua modalidade de aprendizagem,determina sua modalidade de "ensinagem". Praticamente todo trabalho de alfabetização em nossas escolas parte do pressuposto de que o importante é ensinar o mecanismo de decodificação, porque depois a compreensão virá automaticamente. Como disse Carvalho(2007,p.62).
" O pressuposto está errado.Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e sons é preciso mostrar aos alunos o que se ganha,o que se aprende com a leitura: mas isso só será possível por meio de atividades que façam sentido, que vise á compreensão de leitura desde as etapas iniciais de alfabetização".
Pensando nisso, diante das dificuldades apresentadas pelos nossos alunos nas áreas de leitura e escrita, foi que elaboramos o projeto, "Nos Caminhos da Alfabetização e do Letramento", visando atacar tais dificuldades com o objetivo de minimizá-las.

OBJETIVO GERAL:
A partir da inquietação dos professores com o nível insastifatório dos seus alunos nas áreas de leitura e escrita, elaboramos o presente projeto com o objetivo de modificar a metodologia e a rotina adotada durante as aulas, através de atividades significativas e atraentes para o aluno onde estes possam interagir com o objeto do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aprofundar com os professores os conhecimentos sobre gêneros textuais.
Conhecer a estrutura textual de cada gênero.
Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno.
Trabalhar a compreensão textual do aluno.
Desenvolver a habilidade de escuta.
Desenvolver a expressão corporal, artística e criatividade do aluno.
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Resgatar a cultura popular.
Reconhecer e valorizar os símbolos da pátria.
Conhecer e valorizar os acontecimentos de nossa história.
Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.
Reconhecer a importância do respeito ás normas do trânsito.

METODOLOGIA E SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
A metodologia adotada será diferenciada de acordo com o nível e a criatividade de cada turma.

MÊS DE AGOSTO:
Trabalhando os seguintes gêneros textuais.
1ª semana: Poemas:Diversos poemas para construir a poemoteca ou varal de poesia.
2ª semana: Trava-língua e fábulas para dramatização ou recontar.
3ª semana: Parlendas, cantigas de roda, adivinhas: construir a caixa das adivinhas e fazer competições e jogos.
4ª semana: Contos e lendas: dramatizar ou recontar contos e lendas.

OUTRAS ATIVIDADES:
Cruzadinhas com o nome dos personagens, caça-palavras.
Varal de poesias/cantigas de roda.
Dramatização.
Produção de textos.
Recontar histórias.
Desenhos.
Entrevista.
Debates.
Fichário avaliativo da obra.
Mural sobre o livro.
Trabalhar rima/estrutura dos poemas.
Recitar.

MÊS DE SETEMBRO:
Trabalhar textos informativos - interdisciplinar priorizando as datas comemorativas (07 e 30 de setembro), semana do trânsito dentre outras.
História em quadrinhos.
Produção textual.
Painéis.
Desenho.
Elaboração de cartazes.
Noticias de jornal(reportagens).
Poesias.
Hino Nacional e da Independência.
Confecção de placas de trânsito.
Encenações.

RECURSOS:
Papel oficio
Papel madeira
Cartolina
Papel crepom
Cola
Fita adesiva
TNT
Tesoura
Pincel atômico
Lápis hidrocor
AUDIVISUAIS
Televisão
DVD
Microsistem

PERIODO:
Duração de dois meses( agosto e setembro)

ENVOLVIDOS:
Professores, supervisores, diretora, alunos e pais.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á durante o desenvolvimento do projeto, observando-se a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento por parte do aluno. Dar-se-á ainda , ao final de cada mês, após a culminância, onde os professores discutirão a eficácia ou não do projeto.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DO PROJETO.
Mossoró,07/08/09
- Divulgação do projeto aos pais e alunos pela supervisora
- Apresentações:
  • A história de chapeuzinho vermelho pelos alunos da educação infantil.
  • Dramatização da poesia As Borboletas-Vinicius de Morais-Alunos do 1º e 2º ano.
  • Dramatização do poema Leilão do Jardim - Cecilia Meireles-Alunos do 4º ano.
  • Recitação do poema As proezas de João Grilo- João Ferreira de Lima -Alunos do 5º ano.
  • Encenação da peça O coelhinho Jojoca, responsáveis professores e supervisoras.

PROJETO FOLCLORE-TEMA: FOLCLORE NORDESTINO

O Folclore Brasileiro é um dos mais ricos do mundo. As diversas manifestaçoes culturaisdo povo de acordo com a população de cada região demonstram o quanto o Nordeste é riquíssimo, dispondo de vários ritmos, danças e uma mistura de cores impressionante, são formas de expressão popular, que retratam a alma e a cultura de um povo que venceu as dificuldades da vida e vive com muita alegria e esperança.

OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste projeto é levar ao adolescente e/ou criança a tomar contato com algumas manifestações populares da Região Nordeste. Com o intuito de desenvolver o hábito de pesquisa, bem como incentivar o gosto pela leitura, teatro, música e dança que fazem parte da cultura Nordestina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar a importância das manifestações culturais da região nordeste para a cultura popular.
Conhecer a cultura, valorizá-la e respeitá-la.
Fortalecer a cidadania compreendendo o contexto em que vive.
Formar senso crítico e acumular bagagem cultural.

ATIVIDADES:
Pesquisa sobre o Folclore do Nordeste.
Confecção de objetos(utensílios,brinquedos)artesanato da região para exposição.
Apresentação de dança típica: dança do coco,capoeira,bumba meu boi.
Apresentações teatrais: encenação sobre a lenda do papa figo,lobisomem.
Brinquedos cantados.
Brincadeiras populares.
Apresentações didáticas musicais.
Concurso de poemas amorosos.
Concurso de trava-língua e adivinhações.

ESTRATÉGIA:
Com as crianças e adolescentes, conversar e expor materiais referentes ao tema; Em cada semana será trabalhado uma caracteristica histórica,e/ou técnica de cada oficina relacionada ao tema folclore.

AVALIAÇÃO:
Será feita observando o interesse a participação dos alunos na realização das atividades propostas.

MOSSORÓ,AGOSTO DE 2010

domingo, 16 de janeiro de 2011

projeto:O folclore e sua importância na cultura regional

GINCANA
OBJETIVO:
Trabalhar e valorizar as diferenças culturais

EQUIPE RESPONSÁVEL:
Professores
Alunos
Equipe pedagógica e administrativa
Equipe de apoio

PERIODO:
11 e 28 de Agosto de 2009

ATIVIDADES
Leitura de trava línguas
Complementações de provérbios
Perguntas sobre o tema
Adivinhações
Tarefas relâmpagos
Apresentação: pessoa caracterizada de um personagem folclórico, remédios caseiros e comidas típicas
Desfile
Pesquisas:cada turma elaborou painel com as manifestações culturais das regiões brasileiras

CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos em sala de aula, tarefas competitivas e as apresentações culturais

PREMIAÇÃO:
A equipe vencedora será premiada com uma aula passeio a praia

AVALIAÇÃO:
Será observada a organização, disciplina, criatividade, animação e trabalho em equipe no desenvolvimento e realização das tarefas e atividades propostas

PROJETO:III CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA

OBJETIVO GERAL:
Arborização ao redor da escola com irrigação por gotejamento de garrafa pet

OBJETIVO ESPECIFICO:
Utilizar a água de forma racional

RECURSOS:
Papel oficio
Cartolina
Tesoura
Cola
Pincel Atômico
Lápis Hidrocor
Coleção

ATIVIDADES:
Criar um Blog
Discussão sobre o tema
Criação de desenhos
Escolha de Delegado e Suplente

AVALIAÇÃO:
Será feita a partir do acompanhamento dos alunos levando em consideração o interesse, o trabalho em equipe e a organização.

PROJETO CIDADANIA

PROJETO: CIDADANIA, RESGATANDO VALORES


SUPERVISORAS: CELIA LOURENÇO DE SOUZA

MARIA NILSA DOS SANTOS

DIRETORA: ANTONIA EDNA DE MELO MACEDO


Mossoró, julho de 2010


JUSTIFICATIVA

Todo ser humano tem suas crenças, e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.

Almeja-se uma sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos sejam comprometidos com ações que visem o bem da coletividade.

A escola se torna eficiente quando se propõe resgatar os valores “adormecidos” na consciência de cada ser humano. Nesse sentindo torna-se necessario refletir como a sociedade vivencia esses valores, e como a escola pode contribuir para a mudança de atitudes nos seus alunos.

É nessa perspectiva que a Escola Municipal Deusdete Cecilio de Araújo se propõe a trabalhar o projeto: Resgatando valores, cujas atividades possibilitarão o resgate e o fortalecimento dos valores para a formação integral de seus alunos.

OBJETIVO GERAL

ü Contribuir na formação integral de crianças e adolescentes na busca e defesa dos valores sociais já esquecidos por grande parte das familias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Promover junto a comunidade escolar ações que possibilitem a vivência dos valores.

ü Contribuir para formação de cidadãos autênticos

ü Criar um ambiente de respeito e harmonia.

ü Promover a paz.

ü Identificar os principais valores humanos e culturais

ü Estudo e discussão do ECA.

ü Reconhecer as consequências da negação dos valores.

METODOLOGIA

Esse projeto surge da necessidade de melhorar a socialização das crianças, mostrar que a solidariedade, o respeito, a justiça, a honestidade e o diálogo “não estão fora de moda”

Criar adultos é papel da familia, porém a escola tem uma grande responsabilidade diante da situação das familias sem condições básicas de dar essa educação integral. Cabe a colaboração da escola de forma formal ou informal.

Portanto desenvolveremos atividades que proporcionem aos alunos um perfil sócio/afetivo cultural integrado com a realidade da escola e com o curriculo:

ü Teatro e dramatizações

ü Leitura, cantos e músicas

ü Trabalhar com reportagens

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

ü Lab.informática- computadores

ü Biblioteca

ü DVD

ü TV

ü Retroprojetor

ü Som

ü CDs

ü Maquina fotográfica

ü Materiais didáticos: papel madeira, cola, tesoura, cartolina, lápis hidrocor, papel oficio, fita adesiva.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

As atividades serão realizadas no período de julho a novembro de 2010

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir do acompanhamento e observação das atividades realizadas pelos alunos, levando em consideração os seguintes aspectos: o interesse, as produções, o trabalho em equipe e a organização


CRONOGRAMA

Atividades

julho

agosto

setembro

outubro

novembro

Semana da amizade

x

Aula passeio

x

Simulação – como votar

x

Caminhada na comunidade

x

Estudo sobre o ECA- direitos e deveres

x

Gincana cultural

x

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