Pesquisa...

sábado, 21 de junho de 2008

PROJETO-Educação para sobrevivência no Semi-árido


ESCOLA MUNICIPAL DEUSDETE CECILIO DE ARAÚJO

PROJETO DE ENSINO

TEMA:A VEGETAÇAO DA COMUNIDADE MULUNGUZINHO

TÍTULO:TIPOS DE PLANTAS EXISTENTES NA COMUNIDADE

PUBLICO ALVO:COMUNIDADE ESCOLA

ABRIL/2008




SUMÁRIO

1- Justificativa

2- Objetivos

Geral

Específicos

3- Atividades

4- Recursos Gerais

5- Avaliação

6- Cronograma

1- JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo em sua metodologia, tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao em que o aluno está inserido, de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e agir no meio em que vive e em outras realidades.

Diante disso a escola irá realizar através de toda comunidade escolar um trabalho voltado para a importância e preservação dos tipos de plantas existentes na comunidade.

Portanto nesse projeto pretendemos ampliar os conhecimentos prévios acerca do tema em estudo e dessa maneira buscar formas de convivência com o meio ambiente.


2- OBJETIVOS

GERAL:

- Estimular a mudança prática e a formação de novos hábitos com relação a preservação das plantas e sua utilização.

ESPECÍFICOS:

- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade para transformar, preservar e recuperar a vegetação.

- Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e na comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.

- Criar um espaço dentro da escola para plantio de mudas.

- Participar de ações para resgate de valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

2- OBJETIVOS


- Criar um espaço dentro da escola para plantio de mudas.

- Participar de ações para resgate de valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.


3- ATIVIDADES

- Elaboração de cartazes, murais e painéis, produções de textos;

- Palestras;

- Aula passeio:

- Histórico da Comunidade-origem;

- Trabalho com tipos de plantas existentes na comunidade: juazeiro;

,pereira,mulungu,jurema e cajueiro e sua utilização como remédios caseiros;

- amostra de irrigação por gotejamento- garrafas peti;

- Assistir a documentário;

- Elaborar gráficos e tabelas com os dados coletados;

- Entrevistas;

- Utilização de vídeos – TV escola;

- Rodas de conversas;

- Sistematização de palavras e frases;

- Texto informativo;

- Pesquisa de campo-observando e fotografando.

- Levantamento de dados;

- Plantio de sementes para observação;

-Ludicidade: brincadeiras, músicas, oficinas temáticas;

- Jogos esportivos: gincana;

- Linguagem oral e escrita: produção textual, leitura e compreensão, jogos pedagógicos;

-Atividades culturais: pintura, trabalhos manuais, dança desenhos;

- Temas transversais: valores éticos (respeito, cooperação)

- Meio ambiente-Valorização do meio ambiente, respeito ao cidadão;

-Abordagem Social: Valorização social e pessoal.

3- ATIVIDADES

- Elaboração de cartazes, murais e painéis, produções de textos;

- Palestras;

- Paródias;

- Aula passeio:

- Histórico da Comunidade-origem;

- Trabalho com tipos de plantas existentes na comunidade: juazeiro;

,pereira,mulungu,jurema e cajueiro e sua utilização como remédios caseiros;

amostra de irrigação por gotejamento- garrafas peti;

- Assistir a documentário;

- Elaborar gráficos e tabelas com os dados coletados;

- Entrevistas;

- Utilização de vídeos – TV escola;

- Rodas de conversas;

- Sistematização de palavras e frases;

- Texto informativo;

- Pesquisa de campo-observando e fotografando.

- Levantamento de dados;

- Plantio de sementes para observação;

-Ludicidade: brincadeiras, músicas, oficinas temáticas;

- Jogos esportivos: gincana;

- Linguagem oral e escrita: produção textual, leitura e compreensão, jogos pedagógicos;

-Atividades culturais: pintura, trabalhos manuais, dança desenhos;

- Temas transversais: valores éticos (respeito, cooperação)

- Meio ambiente-Valorização do meio ambiente, respeito ao cidadão;

-Abordagem Social: Valorização social e pessoal.

4- RECURSOS GERAIS:

- Material Escolar;

- Instrumentos tecnológicos;

- Livros, revistas e jornais;

- Espaço físico;

- Materiais de Educação Ambiental e cartilha do UNICEF;

- Recursos Humanos.

5- AVALIAÇÃO

No decorrer do desenvolvimento do projeto estarão sendo observadas as atitudes dos alunos nos diversos momentos das atividades, como também será discutido em reuniões especificas os resultados alcançados e a avaliação final com os educandos.


Um comentário:

RosanaMaria disse...

Parabéns pelo belo trabalho ambiental!

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página